Voto pela internet na eleição do Fluminense seria possível mas foi descartado

 Marcelo Porto ,ex vice de Tecnologia da Informação apresentou duas empresas ao presidente Peter Siemsen e ao presidente do Conselho Deliberativo Marcus Vinícius Bittencourt, que  de acordo com o estatuto do clube,são os responsáveis  por definir o processo eleitoral.

Segundo Marcelo, faltou  vontade de por em prática a ideia por parte do  mandatário tricolor.

– A verdade é que se colocou um ano e meio fora de trabalho. Fica a frustração. Pode ocorrer de um trabalho não ser implementado. Isso é normal. Ele pode apresentar falha. O problema é que, se a gente soubesse da ideia de usar as urnas do TRE, o sentimento seria outro. Eu não sabia que o presidente do clube estava providenciando o uso das urnas eletrônicas – disse  Marcelo Porto.

 Marcelo,  entende que o clube demorou a decidir sobre o assunto e só há pouco tempo definiu o uso de urnas eletrônicas que serão utilizadas em Laranjeiras no pleito do dia 26 de novembro . Mas faltou decisão política de levar o projeto adiante.

– No mesmo dia da apresentação da candidatura do Pedro Abad, o presidente Peter informou que o clube usaria urnas do TRE. Então, o projeto acabou. Outros projetos que comandava estavam em fase de finalização, então, achei melhor me desligar da gestão. Para que tudo andasse da maneira que o presidente desejava – acrescenta Marcelo Porto.

 Como funcionaria a votação pela internet? Simplesmente permitindo que mais sócios  participassem , incluindo os residentes em localidades fora do Rio – Com a estimativa de 15 mil sócios  com direito a voto isso seria de grande valia .

Duas  empresas atenderam os requisitos definidos pelo Fluminense e estariam aptas a promover o voto pela internet ,utilizando urnas eletrônicas ,tablets ou computadores,que  seriam colocadas em regiões pré-determinadas, interligados a um servidor que controlaria a votação. Poderiam também  ser impressos os votos , o que permitiria a sua  conferência pós o  término do pleito. Os valores  orçamentados pelas empresas mostraram  custos bem acessíveis  .Uma em torno de  R$ 60 mil e a outra em torno de 10 mil.

Alvaro Souza Che

Fonte : GloboEsporte.com

Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE