Diagnosticado em 2013 com tumor no cérebro, o paraibano Gabriel Varandas, aos 8 anos, passou por cirurgia para retirá-lo. Recebeu alta e, ao chegar em casa, passou mal. Foi quando ouviu que precisaria vencer mais um drama: a meningite. Chegou a ser declarado morto após parada cardiorrespiratória, mas resistiu, impressionando mesmo os médicos.
Sofreu sequelas como a perda da fala e de movimento nas pernas. Até a memória ficou abalada. Porém, uma delas insistiu em permanecer viva no coração do torcedor: o tricampeonato brasileiro em 2010.
Apoiou-se em vídeos sobre o Fluminense, sua paixão, e Fred, seu ídolo, para progredir na fisioterapia e fonoaudiologia. Até que, em outubro passado, veio a confirmação de que estava curado. Hoje, voltou até a jogar bola.
Esporte Espetacular, programa da TV Globo, levou a história de superação ao centroavante, hoje no Cruzeiro, que recebeu Gabriel na Toca da Raposa. Num encontro emocionante, o garoto pediu ao camisa 9 que retornasse ao Fluminense. Depois, foi às lágrimas com a promessa que recebeu.
– Você tem esse sonho? Eu também. Acho que nem que seja pra eu fazer apenas um jogo lá, mas tá aqui a promessa. Pelo menos um jogo eu faço lá por você. E você vai jogar comigo um jogo. Fechou? Então treina.
Com contrato com o Cruzeiro até o fim de 2020, o jogador, que defendeu o Tricolor entre 2009 e 2016, revelou em várias entrevistas o desejo de representar de novo as cores verde, branco e grená. No campo ou fora dele.
Saudações Tricolores,
Nicholas Rodrigues.