Depois de despachar o Antofagasta, do Chile, o Fluminense jogará a segunda fase da Sul-Americana contra o Atlético Nacional, adversário definido em sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, nesta segunda-feira. Eliminado da Libertadores para o Libertad-PAR, o time colombiano é treinado por Paulo Autuori, que integrou a diretoria do Tricolor por cinco meses em 2018.
Por figurar no pote 2, o clube das Laranjeiras decide a vaga na Colômbia. Ou seja, abre o confronto no Maracanã. As datas reservadas para a ida são de 21 a 23 de maio; para a volta, de 28 a 30. Ao contrário da Copa do Brasil, o mata-mata internacional considera gols fora de casa como critério de desempate.
Também ficou definido o cruzamento a ser seguido até a final do torneio, marcada para 9 de novembro, em jogo único em Assunção, no Paraguai. Na edição passada, o Time de Guerreiros quase chegou à decisão, mas caiu na semi para o Athletico-PR após duas derrotas por 2 a 0.
As 32 equipes foram divididas em dois grupos: o primeiro com os seis melhores da etapa anterior, mais os eliminados da Libertadores; o segundo com os tricolores e os demais classificados. Além do Fluminense, há três brasileiros vivos na disputa: Atlético-MG, Botafogo e Corinthians.
DUELOS DA SEGUNDA FASE DA SUL-AMERICANA
- Fluminense x Atlético Nacional-COL
- La Equidad-COL x Deportivo Santaní-PAR
- Independiente del Valle-EQU x Universidad Catolica-CHI
- Unión Española-CHI x Sporting Cristal-PER
- Argentinos Juniors-ARG x Tolima-COL
- Montevideo Wanderers-URU x Cerro-URU
- Universidad Catolica-EQU x Melgar-PER
- Unión La Calera-CHI x Atlético-MG
- Sol de América-PAR x Botafogo
- Rionegro Águilas-COL x Independiente-ARG
- Corinthians x Deportivo Lara-VEN
- River Plate-URU x Colón-ARG
- Zulia-VEN x Palestino-CHI
- Deportivo Cali-COL x Peñarol-URU
- Liverpool-URU x Caracas-VEN
- Royal Pari-BOL x Macará-EQU
Saudações Tricolores,
Nicholas Rodrigues.