Flu participa de campanha contra sarampo na Cidade de Deus

Parceria com Farmanguinhos/Fiocruz prevê imunização, serviços de saúde, sociais, emissão de documentos e cadastro no bolsa família

O Fluminense Football Club participa, no sábado (19/10), de ações de cidadania e vacinação para crianças e adultos da Cidade de Deus, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz). A programação prevê a vacina, exclusivamente, para a faixa etária de seis meses a cinco anos incompletos. A ação faz parte do tradicional Fiocruz pra Você, que será realizado das 8h às 17h, no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), localizado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

Após a vacinação, os pequenos campeões participarão de um bate bola e terão oportunidade de fotos e autógrafos com atletas Fluminense. O clube entrou na campanha com videochamadas gravadas pelos jogadores Ganso, Matheus Ferraz e Pablo Dyego e ainda fará a distribuição de brindes e camisas para as crianças que forem ao local.

A imunização contra sarampo, rubéola e caxumba integra as ações do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, que, neste ano, ocorre até 30 de novembro. Além da aplicação da vacina tríplice viral, ao longo do dia será realizada uma grande ação de cidadania para crianças e adultos da Cidade de Deus.

Outras ações estão previstas, como aferição de pressão arterial, medição de glicose, oficinas e atividades voltadas para educação em saúde e orientação lúdica sobre higiene. A programação incluirá cadastro reserva para Balcão de Emprego e Jovem Aprendiz, agendamento Carteira de Trabalho, matrícula na rede de ensino e cadastramento de moradores no programa Bolsa Família.

Oficinas e atividades culturais

Uma equipe do Sesc promoverá atividades integrativas com brincadeiras populares, oficinas esportivas de Badminton, jogos gigantes, minitênis e frisbee. Crianças e adultos poderão participar de teatro circense e infantil, além de curtir boa música com o coral Vozes e Sons de Far, formado por trabalhadores da instituição.

Parceiros e voluntários

O Fiocruz pra Você começou no campus Manguinhos, 1994. No Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), o evento é realizado desde 2005. Trata-se de uma grande festa da democracia, em que a instituição abre as portas para a comunidade, graças à participação dos trabalhadores, como voluntários, e à presença dos parceiros, que oferecem serviços para a população da Cidade de Deus. Este ano, Farmanguinhos conta com a parceria de Sesc Rio, Territórios Sociais, Fluminense, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Secretaria Municipal de Saúde, Detran, Sebrae-RJ, Fundação XIII, Grupo Alfazendo e Associação Sementes da Vida (Asvi).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *