fbpx

Em 1918 Flu vivia outra pandemia: gripe espanhola

Uma conta no Twitter divulgou nessa sexta-feira, uma fotografia de torcedores do Fluminense durante a gripe espanhola, em 1918, confira:

Assim como o Covid-19 paralisou o futebol brasileiro neste ano e alterou a rotina do país, há 102 anos uma pandemia também causou muitas dificuldades ao Brasil e ao mundo: a Gripe Espanhola.

Em 1918, o cenário era de fim da Primeira Guerra Mundial e um vírus de gripe se espalhou rapidamente pelo globo, acometendo milhões de pessoas. Por ter sido amplamente divulgado na Espanha, levou o nome de Gripe Espanhola e chegou ao Brasil através de navios oriundos da Europa no fim de 1918 e paralisou o país, incluindo o futebol. Boa parte da população ficou doentes no país e milhares morreram no Rio de Janeiro.

A paralisação do país teve reflexo no Fluminense. O clube estava em vias de conquistar mais um título carioca, porém, o torneio ficou paralisado por cerca de dois meses. Além disso, o país se preparava para receber a primeira competição internacional de futebol de sua história: o Sul-Americano. Para o campeonato, o Tricolor estava construindo o estádio das Laranjeiras. Por conta da pandemia, a obra teve que ser paralisada e o torneio adiado para 1919.

– Coube ao Fluminense a tarefa de ser a sede do Sul-Americano de Seleções, que estava prevista para iniciar no dia 10 de novembro de 1918. Com um grande esforço do clube, com vários funcionários dedicados, trabalhando incansavelmente, o estádio iria ficar pronto para a data marcada. Mas a Gripe Espanhola fez o ritmo da obra se desacelerasse e a competição acabou sendo adiada para maio de 1919 – explica Dhaniel Cohen, do Flu-Memória.

13 Replies to “Em 1918 Flu vivia outra pandemia: gripe espanhola”

  1. Howdy! Someone in my Myspace group shared this website with us
    so I came to check it out. I’m definitely enjoying the
    information. I’m book-marking and will be tweeting this
    to my followers! Superb blog and superb design and style.

  2. Its like you read my thoughts! You appear to grasp so
    much approximately this, like you wrote the ebook in it or something.
    I think that you simply can do with a few p.c.
    to power the message house a bit, but instead of that, this is fantastic blog.
    A fantastic read. I’ll definitely be back.

  3. I blog frequently and I truly appreciate your content.
    This great article has truly peaked my interest.

    I am going to book mark your blog and keep checking for new details about once a week.
    I opted in for your RSS feed too.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top