Mudança à vista! Após a paralisação, equipes poderão fazer até cinco substituições

Em razão do impacto da pandemia do coronavírus, no futebol mundial, a International Football Association Board (IFAB), órgão que regula as regras do futebol, seguiu recomendação da Fifa e efetuou uma mudança temporária nas regras do esporte, passando a permitir que as equipes façam até cinco substituições por jogo.

A medida, que passa a valer imediatamente, é temporária e, em princípio, será adotada para as temporadas 19/20 e 20/21 dos campeonatos. Segundo a Fifa, a mudança foi feita para proteger os atletas, após o período de confinamento que eles tiveram de passar por conta da Covid-19.

Porém, para evitar muitas interrupções no decorrer da partida, cada equipe terá apenas três oportunidades para realizar a troca de jogadores. As mudanças poderão ser feitas livremente no intervalo das partidas, ou seja, o treinador poderá alterá metade do time para o segundo tempo.

Segundo a entidade máxima do futebol esta decisão foi tomada por que “as partidas podem ser disputadas em um período condensado em diferentes condições climáticas, as quais podem ter impactos no bem-estar do jogador”
Essa mudança na regra ficará a critério de cada Confederação ou Federação organizadora.

Outro ponto a ser destacado é que as substituições não utilizadas no tempo regulamentar, serão transportadas para a prorrogação, onde atualmente prevê uma quarta substituição para cada equipe. Porém essas trocas só poderão ocorrer antes do início da prorrogação ou no intervalo.

Fonte: UOL
Foto: Divulgação FIFA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *