fbpx

Recordar é Viver

Me recordo que hoje é dia 15 de julho! É a data de aniversário do saudoso e querido, ex-presidente do Fluminense Football Club, Dr.° Sylvio Kelly dos Santos. Sylvio Kelly, falecido em novembro de 2016, faria hoje 85 anos. Sylvio Kelly prestou muitos serviços ao desporto brasileiro e dedicou sua vida ao Fluminense.
Sylvio Kelly dos Santos entrou para o Fluminense, em 1945, aos 8 anos de idade. Foi diversas vezes campeão carioca, brasileiro e sul-americano de natação e pólo aquático nos anos 1950. Foi campeão mundial universitário em 1955 e 1957. Foi Medalha de Bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1959, em Chicago (EUA), no pólo aquático. Participou da equipe de natação do Brasil nos Jogos Olímpicos de 1952, em Helsinke (Finlândia) e de 1959, em Melbourne (Austrália). Foi presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários, de setembro de 1960 a janeiro de 1965, quando organizou os Jogos Mundiais Universitários em Porto Alegre (RS), em setembro de 1963.
Dentro de um colégio eleitoral de 300 conselheiros, Sylvio Kelly obteve 200 votos contra 70 votos de Manoel Schwartz, tornando-se presidente do Fluminense, em janeiro de 1981. Em 21 de julho – aniversário do Flu – de 1981, Sylvio Kelly assinou a escritura do contrato em que o Fluminense conquistava o terreno de Xerém. Foi um grande objetivo perseguido com obstinação por Sylvio Kelly. Atualmente, o complexo esportivo de Xerém tem o nome oficial: “CENTRO DE TREINAMENTO SYLVIO KELLY DOS SANTOS”.
Na gestão de Sylvio Kelly, o time profissional de futebol do Fluminense conquistou invicto a Taça Guanabara de 1983. E foi Campeão Carioca de 1983! E teve a consagração do ídolo Assis, ao marcar o gol contra o Flamengo aos 45 minutos do segundo tempo.
Sylvio Kelly antes de deixar a presidência do Fluminense, em janeiro de 1984, desempenhou um papel visionário fundamental para o Clube. Após receber proposta de milionária por Assis, não só manteve “O Carrasco” nas Laranjeiras, mas toda a equipe campeã de 1983. Tal fato, possibilitou que já na gestão do presidente Manoel Schwartz, o Fluminense conquistasse os títulos: Campeão Brasileiro de 1984, Bicampeão Carioca, em 1984; e Tricampeão Carioca, em 1985.
Em 2009, tive a imensa honra de receber o convite do presidente Sylvio Kelly para celebrarmos no Salão Nobre do Fluminense, os “60 anos” da inigualável conquista da Taça Olímpica de 1949. Várias vezes fui recebido gentilmente pelo Dr.° Sylvio Kelly em seu escritório advocatício, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio. Conversávamos muito sobre a história do Fluminense! Nos divertíamos muito. E também nos emocionávamos. Quando falávamos sobre os gigantes tricolores do passado, que já não estavam mais entre nós, eu e o presidente Sylvio Kelly, lembrávamos de uma das antológicas frases do gênio Nelson Rodrigues: “A morte não exime ninguém dos seus deveres clubísticos!”
Sylvio Kelly é uma linda história do Fluminense! Sylvio Kelly é a história do Fluminense! Nós somos a história! ❤🇮🇹

Texto: Eduardo Coelho, historiador e escritor.

Foto: Roberto Sander, jornalista e escritor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top