“Padre Antônio Vieira, Michael Bloomberg e o quarto porquinho” – Opinião André Ferreira de Barros

“Padre Antônio Vieira, Michael Bloomberg e o quarto porquinho”

É assaz conhecida esta citação do Padre Antônio Vieira (1608-1697): “Os governadores chegam pobres às Índias ricas e retornam ricos das Índias pobres.” Multipliquem por mil a desgraça se as Índias não forem mais tão ricas assim.

De seu turno, em 2016, referindo-se ao então candidato a Presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, disse Michael Bloomberg: “… identifico um vigarista quando vejo um…”. Não tenho um bilionésimo da capacidade do ex Prefeito de Nova Iorque para ganhar dinheiro. Mas tenho a mesma aptidão dele para identificar escroques.

Prosseguindo, conhecemos todos a clássica estória dos três porquinhos. Julgávamos o terceiro porquinho o mais sábio. Ele pode, até, ter mais sabedoria, mas tem menos dinheiro que o quarto porquinho, até então desconhecido, que, ao que consta, passou a morar numa mansão de fazer corar ditadores africanos da década de 70.

Oxalá, o Lobo Mau reúna – competente e silenciosamente – indícios de que ilícitos foram cometidos, por um vigarista, contra as Índias pobres.

Saudações tricolores.

O texto é de total responsabilidade do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *