Um pouco da história Tricolor. Fluminense no Torneio de Início…

A fim de arrecadar recursos para ajudar instituições de caridade, a Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro sugeriu, em 1916, a criação do Torneio Início. Ou, em latim, “Torneio Initium”.

Na época, o idioma oficial das missas católicas era ensinado nas escolas e considerado sinônimo de sofisticação.

O campeonato “inaugurava” a temporada, ao reunir clubes cariocas para a disputa de jogos em um único dia. Os duelos eram eliminatórios e tinham duração de 20 minutos, divididos em dois tempos.

O campo da Rua Guanabara, principal praça de esportes da cidade no período, recebeu o evento. Em 16 de abril de 1916, o Fluminense superou São Cristóvão e America para conquistar o primeiro de seus oito títulos do Torneio Início.

Em ambos os confrontos, o Time de Guerreiros venceu por 1 a 0, com gol do centroavante inglês Welfare. Também jogaram o torneio Andarahy, Bangu, Botafogo e Flamengo.

Além da conquista, o ano marcou o início da longa passagem de Arnaldo Guinle pela presidência do Tricolor, de 1916 a 1931 e, depois, de 1941 a 1943.

O dirigente liderou, por exemplo, a construção do Estádio de Laranjeiras e do Salão Nobre, que leva seu nome. A importância na ascensão do clube como referência esportiva mundial rendeu a Guinle, em 1920, o título de patrono.

Em 1917, o Flu, no embalo de uma de suas melhores equipes na era do amadorismo, deu início à campanha do tricampeonato carioca (1917/18/19).

O elenco da época era formado pela base campeã no ano anterior, com seu “Trio de Ouro”, da Seleção Brasileira, composto por Marcos Carneiro de Mendonça, Chico Netto e Vidal.

Texto: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *