Fluminense conquistou a Primeira Liga em 2016

Clube se tornou primeiro campeão do torneio, ao conseguir título contra Athletico-PR, com gol de Marcos Jr.


Ao lado de clubes de Sul, Minas e Rio, o Fluminense apostou na criação da Primeira Liga, surgida do interesse das equipes em deixar de lado os polêmicos campeonatos estaduais. Após discussões acerca de patrocinadores e direitos de transmissão, o torneio estreou em 2016, com Internacional, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Coritiba, Athletico-PR, Figueirense, Avaí, Criciúma e Flamengo, além, é claro, do Time de Guerreiros.

Os participantes foram divididos em conjuntos de quatro integrantes, nos grupos A, B e C. O primeiro lugar de cada chave e o melhor entre os segundos colocados formaram a semifinal, em jogo único.

Na primeira rodada, o Flu enfrentou o Athletico-PR, adversário que reencontraria na final. Naquela ocasião, o Tricolor perdeu por 1 a 0, em Volta Redonda. Em seguida, engatou dois triunfos, garantindo a primeira colocação do grupo A.

Comandada por Levir Culpi, a equipe venceu o Cruzeiro, no Mineirão, por 4 a 3, em confronto em que Diego Souza deu uma assistência e balançou a rede três vezes. Depois, superou o Criciúma, em Juiz de Fora, por 2 a 0.

Na semi, diante do Internacional, em Brasília, a classificação veio com emoção. Depois de empate em 2 a 2, a vaga acabou decidida nos pênaltis. Os cariocas levaram a melhor, por 3 a 2.

Os finalistas Fluminense e Athletico-PR duelaram no dia 20 de abril de 2016, no Estádio Mario Helênio, em Juiz de Fora, com cerca de 25 mil tricolores presentes. Com gol aos 37 minutos do segundo tempo, Marcos Jr. assegurou o título, tornando o clube o primeiro campeão da competição. Garçom da cria de Xerém no gol do título, Magno Alves virou o jogador mais velho a conquistar uma taça pelo Time de Guerreiros, aos 40 anos.

Textos:Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória – Arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *