História do Tricolor. Foi o primeiro clube não Paulista que conquistou título campeão brasileiro de Basquete Feminino em 1998.

Flu se sagrou 1º clube não-paulista campeão brasileiro de Basquete Feminino. Flu se sagrou 1º clube não-paulista campeão brasileiro de Basquete Feminino.

Em 1997, o Fluminense decidiu investir no elenco de Basquete Feminino, sob o comando do treinador Antônio Carlos Vendramoni e da diretora-técnica Hortência, recém-aposentada das quadras. Com o auxílio de patrocínio, o clube acertou a contratação de boa parte da equipe de Sorocaba, do interior de São Paulo. Entre os reforços, as irmãs Cíntia e Silvia Luz, além de Marta e a estadunidense Victoria Bullet.

As jogadoras se juntaram àquelas reveladas pelo Tricolor para a disputa do Campeonato Brasileiro de 1998. O torneio reuniu um representante de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Rio de Janeiro e quatro de São Paulo.

Com 13 triunfos em 14 jogos, o Flu assumiu a primeira colocação da classificação geral. Na sequência, avançou para os play-offs das semifinais. Diante do Santo André, que contava com a cestinha da competição, Janeth, venceu por 3 x 0.

Na decisão, o Fluminense enfrentou o BCN Osasco. O duelo ficou empatado em 2 a 2. No dia 21 de abril, porém, o Ginásio do Tijuca Tênis Clube recebeu 5 mil tricolores e se tornou o palco da primeira conquista de título brasileiro por um clube não-paulista. O placar ficou em 101 x 92 para os cariocas.

Textos: Comunicação – Fluminense F.C.
Fotos: Flu-Memória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *