Em 1919, 1º grande evento esportivo Copa América do país aconteceu nas Laranjeiras durante gripe espanhola.

Em 1919, o país recebeu pela primeira vez o Campeonato Sul-Americano (a Copa América da época) durante a gripe espanhola, que matou 50 milhões gripe no mundo,  entre 1918 e 1920. E uma curiosidade que tem a ver com o Fluminense é que o clube esteve diretamente envolvido com o torneio em função da construção de seu estádio para receber os jogos das seleções no primeiro grande evento esportivo realizado no Brasil.

Fonte e foto Jornal do Brasil

Fundado em 1902, o Fluminense adquiriu no mesmo ano um terreno junto ao Banco da República na Rua da Guanabara, atual Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, para ser a sede do clube. O terreno foi nivelado no ano seguinte e, a partir de 1904, o clube passou a realizar jogos no local, que era conhecido como Campo da Rua Guanabara.

O clube chegou a construir duas arquibancadas, uma em 1905, onde é atualmente a sede social, e outra dez anos depois, em 1915, na lateral do campo. Mas o Campo da Rua Guanabara só virou um estádio propriamente dito em 1919. Sem um local de porte para receber o Campeonato Sul-Americano, a federação brasileira da época recorreu ao Fluminense para ter o primeiro estádio de concreto no país.

A competição, que reunia Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, era para ter acontecido em novembro de 1918, mas acabou adiada em função da pandemia da gripe espanhola. Segundo dados da Fiocruz, entre outubro e dezembro daquele ano, 65% da população brasileira adoeceu. No Rio de Janeiro, foram mais de 14 mil óbitos pela doença, e os jornais da época pressionavam pelo adiamento do Sul-Americano enquanto a sociedade adotava medidas de isolamento social.

Laranjeiras lotada durante Sul-Americano de 1919 — Foto: Arquivo Nacional / CBF

Erguido com obras financiadas por Arnaldo Guinle, então presidente do Fluminense, e por fundos levantados por sócios do clube, o Estádio de Laranjeiras foi inaugurado com capacidade para 18 mil pessoas em 11 de maio de 1919, data da abertura do torneio após o adiamento. O primeiro jogo no local foi uma goleada de 6 a 0 do Brasil em cima do Chile.

em 1919 todas as seis partidas foram nas Laranjeiras. E a seleção brasileira conquistou o seu primeiro título em um confronto “interminável” com o Uruguai.

fonte o globo esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *