Um pouco de história:Fluminense é campeão carioca sobre o Flamengo em 1969

Triunfo em clássico deu origem a uma das maiores crônicas de Nelson Rodrigues

No dia 15 de junho, o Fluminense se sagrou campeão carioca pela 19ª vez, a uma rodada do fim do campeonato. O clube garantiu a conquista ao vencer o Flamengo, por 3 a 2, em um Maracanã com mais de 170 mil pessoas. O triunfo heroico deu origem a uma das maiores crônicas de Nelson Rodrigues, nomeada “Chega de Humildade”.

“Vivos e mortos subiram as rampas. Os vivos saíram de suas casas e os mortos de suas tumbas. E, diante da platéia colossal, Fluminense e Flamengo fizeram uma dessas partidas imortais”, diz trecho do texto do Profeta Tricolor, publicado no “Jornal O Globo”

O placar do jogo ficou empatado em duas ocasiões ao longo dos 90 minutos. Wilton e Cláudio Garcia já haviam balançado a rede para o Flu, quando Flávio marcou o gol do título, na reta final do confronto. O centroavante se tornou o artilheiro da competição, com 15 gols.

Sob o comando de Telê Santana, o Time de Guerreiros disputou o clássico com a seguinte escalação: Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Denílson e Lulinha (Samarone); Wilton, Flávio, Cláudio Garcia e Lula (Gilson Nunes). Em sua campanha, a equipe acumulou 12 vitórias, 4 empates e duas derrotas, com 35 gols marcados e 15 sofridos.

Texto: Flu-Memória
Foto: Flu-Memória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *