Atleta do Flu Luiza Travassos tem projeto social, estimula busca por novas oportunidades através do esporte


Com o intuito de transformar a vida de outros jovens, Luiza Travassos, atleta do Futebol Feminino do Fluminense, criou, em 2017, o projeto “Uma bola causa”, que funciona por meio de campanhas de arrecadações, doações, workshops, palestras e bate-papos que estimulam a busca de novas possibilidades através do esporte. Tudo começou com uma coleção de figurinhas da Copa do Mundo de 2010, quando Luiza passou a assistir aos jogos e acabou se apaixonando pela modalidade, ganhando a primeira bola de presente dos pais. Hoje, a volante é responsável por ter impactado a vida de mais de 800 crianças, além de ter conquistado, em segundo lugar, o prêmio Prudential Espírito Comunitário, um programa de reconhecimento e incentivo ao voluntariado, na edição de 2019.

A primeira ação foi realizada na Comunidade do Alemão, para o projeto “Crianças Felizes”, com a doação de 100 bolas para a campanha de Natal. Em 2018, foram 250 bolas, e no ano seguinte, o alcance foi ainda maior, com 330, além de brincadeiras lúdicas e três projetos atendidos. Em 2020, a doação foi de 350 bolas. Neste ano, a jogadora conta com o apoio da Prudential do Brasil, a maior seguradora independente do país no mercado de seguros de pessoas, para ajudar o projeto Daminhas da Bola, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, fundado em 2015 e idealizado por Thaissan Passos, treinadora da equipe adulta do Tricolor. O apoio financeiro será revertido em uniformes e materiais para o projeto, além de realizarem uma visita ao local.

“O apoio da Prudential é um grande reconhecimento para o nosso trabalho. Mostra que estamos no caminho certo e que somos referência para muitas crianças e jovens transformarem suas vidas. O apoio é um ótimo suporte para que o projeto possa focar em um dos seus grandes objetivos, meninas no esporte. Com esse suporte estamos apoiando o projeto Daminhas da Bola, que faz um trabalho muito importante para o futebol feminino e terá mais um incentivo para continuar impactando mais meninas”, explicou a volante Tricolor.

Luiza conta com a ajuda de voluntários no projeto. Alguns apoiam desde o começo, outros foram chegando depois. Entre eles, colegas de equipe, e pessoas de fora do país, além do apoio que recebe dos pais, peças fundamentais no desenvolvimento do projeto.

“As palestras nós fazemos nas instituições quando vamos brincar e doar as bolas. A primeira vez foi na Comunidade do Alemão, apoiando o projeto “Crianças Felizes”, e foi tão legal ver o brilho nos olhos daquelas crianças que a ideia deslanchou. Também já participei de alguns eventos, onde conto minha história, os desafios, as dificuldades e todas as conquistas. Meu objetivo é inspirar para que cada um saiba que o esporte pode transformar vidas”.

A treinadora Thaissan Passos falou sobre a proporção que o projeto de Luiza vem tomando, e sobre a alegria em ter uma atleta que se preocupa com a sociedade. “É muito gratificante para nós saber que as meninas se preocupam com a nova geração que está engatinhando na modalidade. As atletas mais novas enxergam elas como exemplos, e sempre conversarmos que estender a mão para que elas se sintam acolhidas é fundamental na caminhada com mais confiança. Luiza Travassos se preocupa muito com a sociedade em que vive, tem consciência de como uma jovem que joga futebol dentro de um grande clube tem voz, e sabe utilizar isso muito bem. Ela participou do crescimento do Daminhas, está no Fluminense desde 2018, quando iniciamos a parceria. Sabe que o incentivo vai ser muito importante para a manutenção do projeto, e para que possamos continuar dando oportunidade para as meninas”.

Texto: Comunicação/FFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *