Fluminense ainda aguarda o TRE-RJ para oficializar data das eleições. Chapas já podem ser inscritas

Falta menos de um mês para a eleição do Fluminense – o Estatuto tricolor determina que o pleito aconteça na segunda quinzena de novembro –, mas ainda pairam dúvidas no ar, tanto sobre a data quanto à possível união da oposição. Enquanto três pré-candidatos não entram em consenso pela formação de uma chapa única, o clube continua aguardando uma resposta do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para oficializar o dia da votação.

O TRE-RJ cede urnas eletrônicas para a eleição do Fluminense desde 2016, e como de praxe a diretoria tricolor fez uma solicitação formal com o pedido no mês passado. Porém, não houve uma resposta até agora, por isso o clube ainda não divulgou o edital do pleito. Questionado pela reportagem do ge, o órgão respondeu por e-mail que o requerimento segue em análise e não informou prazo:

“O pedido ainda está sendo analisado pela Administração do TRE-RJ”.

Internamente no clube, acredita-se que o segundo turno da eleição presidencial no Brasil, realizada no dia 30 de outubro, pode ter atrasado o processo – o pleito do Fluminense em 2016 também coincidiu de ser perto de um segundo turno eleitoral, mas na época era para prefeito do Rio.

Fato é que, comparado às últimas eleições do clube, a atual é que está mais atrasada em termos de confirmação. Em 2016, o edital foi publicado em 27 de outubro, 30 dias antes do pleito que ocorreu em 26 de novembro e elegeu Pedro Abad. E em 2019, o edital saiu em 25 de abril, 44 dias antes da votação que aconteceu em 8 de junho e elegeu Mário Bittencourt – na época houve uma exceção para a eleição ser antecipada em cinco meses, a pedido de Abad.

Em 2022, a tendência é que o pleito seja no sábado de 26 de novembro – nos corredores das Laranjeiras, a data já é dada como reservada para esta finalidade –, ou seja, daqui a 23 dias. Apesar de ainda não ter saído o edital, as chapas já podem ser registradas desde a última terça-feira, dia 1º, com a apresentação do candidato, a indicação de seu respectivo vice-presidente e as 200 assinaturas de sócios do clube na secretaria da sede. Até o momento, não houve nenhuma inscrição – o prazo vai até dia 15.

Fonte: ge

Foto: Divulgação 

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *